Aços Longos

Saiba mais em:
acerbrag.com
pazdelrio.com.co

O negócio de aços longos da Votorantim engloba as operações da Acerbrag, na Argentina, e da Acerías Paz del Río, na Colômbia, ambas com um histórico de mais de 50 anos de atuação em seus respectivos países. Combinadas, as operações apresentaram, em 2019, receita líquida de R$ 2,1 bilhões, estável em comparação com o ano anterior, e Ebitda ajustado de R$ 456 milhões, um aumento de 19% em relação a 2018.

Na Argentina, o contexto político-econômico é desafiador, com uma crise prolongada que tem impactado os principais indicadores, como o nível de inflação, que atingiu 54% no ano, e a desvalorização da moeda local. Esses fatores impactaram positivamente os preços em pesos argentinos, o que, aliado à redução de custos, resultou no aumento do Ebitda ajustado. No âmbito operacional, o efeito da crise atingiu o volume de produção, o qual teve de ser adequado de acordo com a redução da demanda, principalmente no segundo semestre do ano.

A Acerbrag também avançou em suas práticas de gestão de pessoas ao validar um plano de sucessão da Diretoria-Executiva no Conselho de Administração e adotar a elaboração de Planos de Desenvolvimento Individuais (PDIs). Ainda no ano, a companhia conduziu uma pesquisa de clima, cujo propósito é medir o grau de satisfação das equipes em relação ao ambiente de trabalho e subsidiar iniciativas de gestão de pessoas. Com a participação de 95% dos empregados, foram mensurados os indicadores confiança e percepção geral, que alcançaram 61 e 64 pontos, respectivamente (em uma escala que vai até 100).

 

 

Na Colômbia, a instabilidade operacional do alto forno da Acerías Paz del Río levou à interrupção da produção por um mês, afetando os resultados mesmo após a retomada da operação. Para evitar recorrências, a companhia aprovou a antecipação, para 2020, de investimentos que darão suporte a um projeto operacional mais amplo, contemplando diversas ações distribuídas em três frentes: redução de custos, o que requer, entre outras medidas, a renegociação de contratos; antecipação de investimentos para a estabilização operacional, incluindo aquisição e substituição de equipamentos; e foco na produção de aço, o que implica descontinuar operações não estratégicas, como a produção e comercialização de fertilizantes.

O ano foi marcado também por conquistas relacionadas à gestão social. A Acerías Paz del Río recebeu o Prêmio Nacional Camacol de Responsabilidade Social Empresarial, na categoria relacionamento com comunidades, pelo desenvolvimento do projeto ReDes, de fortalecimento da cadeia produtiva agropecuária, conduzido no município de Ubalá. Outro destaque foi a obtenção do título de Melhor Aliado Social pelo trabalho na gestão de fornecedores.

Os reconhecimentos demonstram o compromisso da companhia com o desenvolvimento de diversos projetos sociais ao longo de 2019, que possibilitaram a inclusão de 1,4 mil beneficiados à base já existente, os quais avaliaram as iniciativas com 90% de satisfação.