Estratégia e Gestão 103-2 | 103-3

Votorantim: holding de investimentos permanentemente capitalizada, com abordagem de investimentos de longo prazo, que busca retornos financeiros superiores com impactos social e ambiental positivos

A essência do mandato de gestão da Votorantim é a realização dos objetivos de investimento dos acionistas, atuando conforme o DNA Votorantim e respeitando suas políticas financeira e de dividendos. Como holding investidora permanentemente capitalizada e com horizonte de investimentos de longo prazo, a Votorantim busca obter retornos financeiros superiores com impactos social e ambiental positivos.

Nesse contexto, a tese de investimento engloba grandes temas que se aplicam tanto aos negócios existentes quanto a novos investimentos: (i) fortalecimento do core dos negócios, por meio de investimentos em modernização, expansão e consolidação; (ii) extração de maior valor da base de ativos, alavancando competências e habilidades existentes; (iii) atuação nas adjacências dos negócios, avaliando oportunidades e riscos sucedâneos aos produtos e processos; e (iv) olhar atento aos novos padrões de produção e consumo, bem como aos novos modelos de negócio dos quais derivam novas oportunidades e por meio dos quais se mitigam riscos.

Tese de Investimentos

O portfólio de negócios está exposto às dinâmicas global e local de várias indústrias, bem como aos ciclos de negócio naturais para cada ativo. Dentro da estratégia de portfólio, busca-se adicionar a esse perfil de ativos novos negócios com demanda secular e potencial de criação de valor – a exemplo dos setores de energia e imobiliário. Outra área de interesse é a de infraestrutura, tendo em vista a confiança no desenvolvimento do País e na disponibilidade de oportunidades para o setor privado. Adicionalmente, a Votorantim continua buscando oportunidades de ampliar a exposição a mercados desenvolvidos, tanto diretamente quanto por meio das empresas investidas.

O direcionamento em todos os casos tem como alicerce um princípio: capital paciente, propósito inegociável. Isso significa analisar cautelosamente as oportunidades para tomar decisões de investimento alinhadas ao DNA Votorantim e às diretrizes discutidas com os acionistas. Esse DNA inclui ainda a vertente social, que estabelece as principais diretrizes de maximização de valor gerado à sociedade, alinhadas aos ODS, uma vez que a Votorantim é, desde 2011, signatária do Pacto Global, iniciativa que promove os valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas frentes de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Esse compromisso voluntário é também estendido às empresas investidas e, em 2019, a Votorantim promoveu um workshop sobre os compromissos dos ODS de forma que se disseminasse o tema. Atualmente, Votorantim Cimentos, Nexa e CBA também são signatárias. 102-12

 

Objetivos da estratégia de alocação de capital