Investimentos Imobiliários

O negócio Investimentos Imobiliários teve progresso relevante ao longo de 2019, incluindo a evolução dos principais projetos em desenvolvimento e ampliação do escopo de atuação. Criado inicialmente para gerir e desenvolver os imóveis da Votorantim, o negócio passou a contemplar também a prospecção ativa de novas oportunidades de investimento no mercado, principalmente nos segmentos de escritórios e galpões logísticos. A equipe foi reforçada com profissionais da indústria dedicados ao desenvolvimento dos imóveis próprios e também a novos investimentos. A governança acompanhou essa evolução, por meio da criação de um Conselho Consultivo, com membros externos, para apoiar o negócio em seu mandato expandido.

No bairro da Vila Leopoldina, na zona oeste de São Paulo, as várias iniciativas em andamento foram bem recebidas pelo mercado imobiliário e contribuíram para a agenda de ressignificação de todo o entorno das propriedades da Votorantim na região. Nesse local, três avanços foram muito significativos: a ARCA, o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) e o STATE.

A ARCA, inaugurada no fim de 2018 após obras de retrofit em um antigo galpão industrial da Metalúrgica Atlas, consolidou-se como novo espaço de entretenimento da capital paulista. O galpão de 9 mil m² e mais de 15 metros de pé direito atraiu grandes empresas e marcas, que reuniram público superior a 80 mil pessoas em mais de 30 eventos de moda, gastronomia, inovação e tecnologia, esportes e música.

 

ARCA:
arcaspaces.com @arcaspaces

PIU:
piuleopoldina.com.br

STATE:
state.is @state.is

Atlas Office Park:
atlasofficepark.com.br

O PIU Vila Leopoldina – Villa Lobos foi aprovado pelo Poder Executivo, que encaminhou um Projeto de Lei à Câmara de Vereadores. No Legislativo, o projeto já foi chancelado por duas comissões e debatido em duas audiências públicas, o que deixa pendente somente a tramitação final para votação na Câmara de Vereadores. A partir da aprovação, um grande programa de melhorias públicas poderá ser executado com recursos privados, potencializando a transformação em curso.

O ano de 2019 também foi relevante para outro empreendimento da região, o Atlas Office Park, conjunto de torres de escritórios com mais de 36 mil m² locáveis. A Votorantim detém atualmente 50% do ativo, após a aquisição da participação de um dos sócios. Ao longo do ano, verificou-se um crescimento expressivo na demanda, resultando em ocupação superior a 90% e contribuindo para a consolidação da região como um relevante destino para escritórios.

Vizinho à ARCA, um segundo galpão, com área total de 18 mil m², teve a primeira fase de reforma concluída. O espaço de 6,5 mil m² passou a abrigar o STATE (imagem ao fundo), novo hub de inovação, tecnologia e economia criativa. Desde o soft-opening, em outubro de 2019, a ocupação do espaço vem crescendo com startups e grandes empresas. Já foram iniciadas as obras da segunda fase do galpão, que agregará ao espaço 11 mil m².

Entre os projetos de desenvolvimento, houve um avanço relevante na região metropolitana de Sorocaba, onde a Votorantim detém grandes propriedades. As etapas de aprovações estaduais e municipais foram superadas, e o lançamento da primeira fase do projeto, abrangendo um loteamento aberto, está previsto para 2020.